Notícias

ARLAC-IMS em Santos

Esta é o primeiro encontro da ARLAC-IMS que ocorre no Brasil. E a sede escolhida foi a cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo.

Santos é uma das cidades mais emblemáticas do Brasil. É um dos primeiros povoados elevado à vila pela Coroa Portuguesa (ca.1545). Tornou-se no decorrer dos século o principal porto brasileiro. Tem um dos melhores índices IDH do país (0,840), e frequentemente tem sido considerada a melhor cidade para se viver no Brasil.

A cidade, que está a 70 km de São Paulo, oferece a todos um ambiente que se forjou a partir de uma grande tradição política, artística e intelectual. Foi de sua vocação para a mobilização sobre questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil que surgiram movimentos de grande envergadura para a história nacional, como o movimento sindical dos trabalhadores do porto, a partir da década de 1920. Na música, Santos foi o lugar de muitas histórias. A vila colonial, fundada em 1556, albergou os primeiros jesuítas no Brasil, e suas escolas de cantar e contar. No século XIX, se transformou na rota das companhias de ópera que percorriam o litoral do Brasil na Belle Époque Tropical, e deixou como legado dois importantes teatros, o Theatro Guarany e o Coliseu, que ainda hoje recebem tem intensa programação. Santos foi, também, a sede do Festival Música Nova. Este festival, idealizado por Gilberto Mendes em 1962, atraiu durante quatro décadas grandes nomes ligados ao movimento da música contemporânea, influenciando decisivamente os rumos da composição no Brasil.

Enfim, Santos é uma cidade vocacionada para a renovação, debate, pesquisa. É uma cidade aberta para o mundo.