Rock n’ Roll no Recife: música, dança e juventude transviada nos anos 1950

Ebis Dias Santos Filho
Fabiana de Oliveira Lima 

O reconhecimento da produção e consumo musicais de um lugar podem desvelar importantes aspectos socioculturais e trazer novos elementos históricos sobre um determinado tempo. Destacamos o Rock ‘n Roll por se tratar de um movimento de transformação sociocultural – mais do que um gênero musical – reunindo música, dança e a estruturação de novos paradigmas (FRIEDLANDER, 2015; MAZZOLENI; 2012; CHACON, 198; DAISOFF; LEVINE, 1970). Ao observarmos a história da cidade do Recife nos anos 1950, identificamos significativas lacunas na relação entre uma cidade que exaltava a sua produção cultural regionalista e uma mesma cidade que recebeu o movimento efusivamente. Com o objetivo de apreendermos sobre a chegada do Rock ‘n Roll na cidade do Recife e suas implicações socioculturais realizamos uma pesquisa de caráter exploratório. A princípio, o levantamento bibliográfico apresentou-nos uma cidade com diversos problemas de infraestrutura que teve sua densidade demográfica aumentada durante a referida década. Ao mesmo tempo, um lugar que aspirava e inspirava modernidade, expressada na ocupação frequente de ambientes direcionados à expectação de artistas estrangeiros e/ou de suas produções. (PONTUAL, 2001; TEIXEIRA, 2007, 2006). Na sequência, buscamos por personalidades que estivessem ligadas à produção cultural, com destaque a música, mais especificamente o Rock ‘n Roll e realizamos um conjunto de seis entrevistas que nos levaram a uma intensa consulta ao Arquivo Público do Estado de Pernambuco. Durante o mês de Julho de 2016 foram consultados os jornais locais (diários) de maior circulação: Diário de Pernambuco, Diário da Noite, Folha do Povo e Jornal do Commercio, publicados de 1956 à 1959 – compreendendo o período de chegada e apreciação inicial do referido gênero no Brasil. Desse modo, foi possível apreender quanto à influência do Rock n’ Roll nos debates sobre o comportamento da juventude e da produção cinematográfica para uma das configurações da cidade.

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Rock ‘n Roll in Recife: music, dance and wayward youth in the 1950s

The recognition of the musical production-consumption from a place can reveal important socio-cultural aspects and bring new historical elements about a certain time. We emphasized Rock ‘n Roll because it is a movement of sociocultural transformation – more than a musical genre – bringing together music, dance and the forming of new paradigms (FRIEDLANDER, 2015; MAZZOLENI; 2012; CHACON, 198; DAISOFF; LEVINE, 1970). When we look at the history of Recife city in the 1950s, we identified significant gaps in the relationship between a city that exalted its regional cultural production and the same city that received the movement effusively. With the objective of apprehend about the arrival of Rock ‘n Roll in Recife city and its socio – cultural implications, we conducted an exploratory research. At first, the bibliographic survey presented us a city with several infrastructure problems that had its demographic density increased during the decade. At the same time, a place that aspired and inspired modernity, expressed in the usual occupation of environments directed to the spectacle of foreign artists and / or their productions (PONTUAL, 2001; TEIXEIRA, 2007, 2006). After, we searched for personalities that were linked to cultural production, especially music, more specifically Rock ‘n Roll, and we performed a set of six interviews that led to an intense consultation at the Public Archive of the State of Pernambuco. During the month of July 2016, local newspapers (daily newspapers) with the largest circulation were consulted: Diário de Pernambuco, Diário da Noite, Folha do Povo and Jornal do Commercio, published from 1956 to 1959 – comprising the period of arrival and initial appreciation of the said musical genre in Brazil. In this way, it was possible to apprehend the influence of Rock n ‘Roll in the debates on youth behavior and the cinematographic production for one of the city configurations.